A Câmara do Marco de Canaveses aprovou, finalmente, a Comissão de Toponímia, que irá reavaliar nomes de ruas, avenidas e do estádio. Os muitos locais chamados "Avelino Ferreira Torres" poderão passar a ser chamados de outra maneira.
Nomes como "Jorge Nuno Pinto da Costa" e "FC Porto" podem ser apagadas da toponímia marcuense. O mesmo se aplica à multiplicação de avenidas e ruas "Avelino Ferreira Torres", que se espalham por todo o concelho.
A constituição desta Comissão de Toponímia (CT) foi feita no anterior mandato autárquico, quando se pretendeu alterar a designação do Estádio Avelino Ferreira Torres, para Estádio Municipal do Marco de Canaveses. Na ocasião, à proposta do PS apresentada na Assembleia Municipal foi acrescentada a constituição da referida comissão.
Até então, a atribuição de nomes a ruas ficava ao critério dos presidentes de Junta. Talvez assim se explique que no concelho marcuense, com 32 freguesias, entre ruas, avenidas e travessas, existam 30 arruamentos com o nome do ex-presidente de Câmara, Avelino Ferreira Torres.
Fonte da CT explicou ao JN, que conta reunir dentro de dias com os restantes membros da comissão para que possa ser definida a estratégia a seguir. "Não faz sentido que existam nomes, como Jorge Nuno Pinto da Costa, FC Porto entre outros que nada fizeram ou representam para a terra e ao invés, figuras que muito deram ao concelho não estejam perpetuados na toponímia", argumentou a fonte.
A repetição do nome Avelino Ferreira Torres será também objecto de avaliação. Competirá à Câmara indicar eventuais alterações a fazer. "Em zonas comerciais terá que se avaliar muito bem a mudança de nome de uma rua, porque isso implica o aumento de despesas por parte dos comerciantes, que ver-se-ão obrigados a ter que alterar toda a sua documentação identificativa e comercial", acrescentou a fonte.
Certo é que a mudança do nome do Estádio é o primeiro parecer que a CT terá de emitir, uma vez que, na primeira reunião do Executivo, foram aprovadas duas propostas nesse sentido.
Uma apresentada por Manuel Moreira, que pretende rebaptizar o parque de jogos em "Estádio Municipal do Marco de Canaveses", e outra apresentada pelo vereador Ferreira Torres, para substituir o seu nome por "Estádio FC Marco". Além da CT, é preciso parecer da Junta de Freguesia de Fornos.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)